Mosteiro de Santa Maria de Cárquere

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Mosteiro de Santa Maria de Cárquere

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AUC/MC/MSMCQ

Tipo de título

Formal

Título

Mosteiro de Santa Maria de Cárquere

Datas de produção

1460  a  1561 

Dimensão e suporte

1 liv., 6 pt. (112 doc.); papel e pergaminho

Entidade detentora

Arquivo da Universidade de Coimbra

História administrativa/biográfica/familiar

O Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, localizado na freguesia do mesmo nome, concelho de Resende, distrito de Viseu, pertenceu à ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. A sua origem , envolta em lendas, remonta à data, provável, de 1131. A sua história tem estado associada à milagrosa cura de D. Afonso Henriques, quando, ainda criança, terá sido curado de uma enfermidade de nascença. Na sequência da reforma monástica de muitos conventos, no séc. XVI, governados por abades comendatários, também este Mosteiro foi extinto por D. João III. Os seus bens foram anexados ao Colégio de Jesus de Coimbra, tendo sido esta anexação confirmada, a apedido do rei D. Sebastião, pela bula «Ad apostolicae dignitatis», do Papa Pio IV, de 1 de abril de 1561.O seu património era constituído por bens diversos localizados em Resende, Aregos, Felgueiras, Alvarenga, etc.

Âmbito e conteúdo

Inclui livro onde se insere diversa documentação, como a visitação ao Mosteiro (1554-1555), devassa sobre eleição do reitor (1560), processo judicial , etc.Inclui também documentação avulsa, formando uma colecção de pergaminhos (1460-1561) que ilustra a administração de bens do Mosteiro.

Sistema de organização

Ordenação cronológica.

Instrumentos de pesquisa

Inventário e Pereira, Gabriel - Catalogo dos pergaminhos do cartorio da Universidade de Coimbra. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1881.

Data de publicação

01/05/2021 13:09:00